Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/08/2017
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Parabeniza o município de Chapecó que está comemorando o seu centenário, bem como a deputada Luciane Carminatti, que tão bem representa aquela comunidade.
Comenta sobre o Fundo de Financiamento da Democracia, para o qual foi destinado, 0,5% da receita líquida da União, o que representa R$ 3,6 bilhões, demonstrando satisfação que tal proposta não tenha se concretizado. Considera inconcebível que, num momento de crise e falta de recursos, se cogite desfalcar ainda mais a Saúde, Educação e Segurança com a subtração de tal verba. Sugere que os Poderes Legislativos constituam um fundo de financiamento de campanhas com o seu próprio orçamento, imaginando que isso seria mais aceitável da parte dos eleitores.
Fala também sobre a crise da Saúde em Santa Catarina, destacando que o Parlamento deveria encontrar mecanismos para ajudar não apenas o secretário da Saúde, mas também os cidadãos. Cita o exemplo dos mutirões de cirurgias eletivas implementados pelos consórcios intermunicipais como um caminho para zerar as filas de espera. Destaca que em São Lourenço do Oeste aconteceu um mutirão de cirurgias de catarata, com recursos do SUS, através do consórcio intermunicipal de Saúde SIS/Amosc, com contribuição de cada um dos municípios e da Secretaria da Saúde. Ressalta que a iniciativa de parceiras da Secretaria da Saúde com os consórcios seria uma boa solução para resolver o problema das filas para cirurgia no estado catarinense. [Taquígrafa: Sara]