Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 096ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/10/2019
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Inicia seu pronunciamento lendo um artigo do Diário Catarinense, da colunista Estela Benetti, informando que empresas privadas e o setor público do estado estão contratando trabalhadores com nível de educação mais elevado.
Segundo o levantamento, o estado tinha estoque de 2,206 milhões de empregos formais em 2017, que subiu para 2,255 milhões em 2018, um acréscimo de 2,23%, e as vagas com curso superior subiram de 437.407, em 2017, para 465.993 em 2018, um acréscimo de 6,42%.
Diz que a Rais - Relação Anual de Informações Sociais chama atenção para a perda de 10.957 vagas para trabalhadores com ensino fundamental e de 3.426 para quinta série completa.
Alerta que esses dados mostram que o futuro do trabalho exigirá mais uso de tecnologias digitais e colaboração, por isso requer mais escolaridade.
Continua dizendo que os dados mostram, também, que as empresas catarinenses estão demandando mais trabalhadores com formação superior, modernizando suas fábricas para se manterem competitivas, o que seria uma prova de que o investimento em educação vale a pena.
Finaliza, falando sobre o aumento das vagas para pessoas idosas, isso mostra que as empresas estão valorizando a experiência dessa classe de trabalhadores, o que é muito positivo, pois as pessoas estão vivendo mais.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Parabeniza o deputado e compartilha a experiência que teve no exterior, de como o idoso é aproveitado e valorizado, alegrando-se que finalmente o Brasil começou a abrir os olhos para esses trabalhadores. [Taquigrafia: Guilherme]