Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/03/2020
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Fala sobre a integração da região do Planalto Norte ao estado de Santa Catarina, um território que era Contestado há pouco mais de 100 anos.
Começa citando a distância, pois o município de Três Barras dista 186 quilômetros de Curitiba, e 376 quilômetros de Florianópolis, o mesmo raciocínio se aplicando a outros municípios como Porto União, Rio Negrinho, Canoinhas e Mafra. Assim, com a carência de investimentos do estado na região, é comum que seus habitantes busquem auxílio no Paraná, inclusive pela proximidade.
Explica que no Contestado ficou resolvido que o território disputado caberia a Santa Catarina, em sua maior parte, mas a região nunca foi adequadamente integrada, pois se investe pouco lá. Neste sentido, tem feito da luta pela integração da região uma das suas principais bandeiras.
Deixa claro que quando foi secretário da Infraestrutura capitaneou uma série de obras e ações que conectaram a região com o restante do estado, e cita: SC-112, trecho entre a BR-280, entre Rio Negrinho e Volta Grande; SC-477, trecho entre a BR-116, conectando Papanduva, Dr. Pedrinho até Indaial, na BR-470; obra da SC-114, trecho entre a BR-116, Itaiópolis e a SC-477, em Papanduva.
Ressalta que uma região, por tanto tempo deixada de lado, precisa de obras em caráter permanente, e de uma política de Estado que continue independentemente do governo de plantão, com obras que contemplem todo o campo da infraestrutura, não apenas rodovias, incluindo também o setor energético.
Desta forma, relata que, na última terça-feira, esteve na SC-Gás, em audiência com o presidente Willian Anderson Lehmkuhl, levando demanda importantíssima da região: a expansão da distribuição de gás para o Planalto Norte.
Afirma que não se trata apenas de baratear custo da energia para empresas importantes como a WestRock, a Mili ou a Cia Canoinhas, mas trata-se de impulsionar o desenvolvimento da região, com muitos bilhões em faturamento e milhares de empregos gerados.
Diz que não tem dúvidas de que todos na Casa estão comprometidos com um estado mais integrado, e conclui que a chegada da rede de distribuição de gás no Planalto Norte representará o alcance deste importante objetivo. [Taquígrafa: Sara]