Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/07/2017
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Faz uma reflexão sobre matéria jornalística relacionada à extinção das ADRs, no que tange a projeto apresentado pelo deputado Dóia Guglielmi. Afirma que tal pedido somente pode ser executado pelo Poder Executivo.
Faz um levantamento da época de implantação do modelo de descentralização e vendida por Luiz Henrique da Silveira, em 2002, com a adesão da sociedade catarinense que o elegeu, repetindo tal feito em 2006 na sua reeleição. O referido modelo garantiu a eleição do governador Raimundo Colombo, em 2010, mas, agora, querem a extinção das ADRs, alegando despesas desnecessárias, porém não apresentam alternativas para que a população possa exercer o direito de escolher o que é melhor para sua região.
Questiona quais os critérios seriam utilizados para a distribuição orçamentária e financeira e, ao mesmo tempo, percebe a volta ao tempo do 'beija mão', demonstrando prática de imperialismo.
Ressalta que a estrutura de pessoal pertencia às secretarias centrais e foram deslocados para as regionais, portanto boa parte do quadro é efetiva.

Deputado Manoel Mota (Aparteante) - Parabeniza e corrobora com o tema abordado pelo deputado. [Taquígrafa: Sílvia]