Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 110ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/11/2019
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Menciona a entrevista do Diretor do Tesouro Nacional, que falou da arrecadação do país, e questiona a pequena quantidade investida em Santa Catarina, exemplificando a péssima situação das BRs-163, 282 e 470.
Acredita que, com as reformas da Previdência e Tributária, haverá uma melhor distribuição do que se arrecada, resultando em um aumento no investimento para Santa Catarina. Acrescenta que é necessário encontrar alternativas para solucionar as situações precárias do estado. Comemora a inclusão dos estados e municípios na chamada PEC paralela da Reforma da Previdência, o que representará uma boa economia para o estado.
Também menciona a manifestação do Secretário da Fazenda, dizendo que a arrecadação de Santa Catarina alcançará R$ 38 bilhões este ano, sendo motivo de comemoração, mas repete a afirmação de que esse valor precisa ter maior retorno em investimentos para estado.

Deputado Luiz Fernando Vampiro (Aparteante) - Reforça os anseios do oeste e meio-oeste catarinense sobre as rodovias federais, e espera que o governo dê atenção àquela região.

Deputado Moacir Sopelsa (Aparteante) - Apoia a manifestação do deputado em relação ao déficit da Previdência no estado, e destaca que atualmente a realidade é outra, havendo necessidade de mudar para poder honrar a folha de pagamento. Sobre as rodovias, destaca que a BR-282 e BR-283 são as condutoras da economia no oeste catarinense, entretanto estão intrafegáveis em vários pontos, faltando investimentos para incrementar a economia do estado e do país. [Taquigrafia: Northon]