Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/08/2017
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Reporta-se à matéria jornalista que trata do aumento populacional no estado de Santa Catarina, segundo o IBGE, mencionando o crescimento de mais de sete milhões de habitantes. Destaca municípios que abrangem o litoral catarinense apresentaram os maiores índices, contrapondo com a região oeste que apresentou redução de moradores, assim salienta a necessidade de política de estado de incremento à referida região.
Menciona a análise do professor da Unoesc, Rógis Juarez Bernardy, o qual entende que os municípios do oeste perdem moradores jovens devido à situação econômica e social.
Ressalta que o ex-senador, Luiz Henrique da Silveira, criou as secretarias regionais exatamente para levar desenvolvimento a todas as regiões em categorias de igualdade, salientando que o projeto atingiu seu objetivo, estagnou o processo de litoralização, enfatizando que o processo de descentralização não pode acabar.

Deputada Ana Paula Lima (Aparteante) - Rebate o tema elencado pelo deputado, comentando que ADRs perderam sua função principal, que era a de levar o desenvolvimento para o interior.

Deputado Manoel Mota (Aparteante) - Corrobora com a fala do deputado, afirmando que as ADRs no período de governo de Luiz Henrique da Silveira mantiveram-se com o perfil de desenvolvimento para o estado, de descentralização. [Taquígrafa: Sílvia]