Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/03/2019
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Parabeniza a deputada Ana Campagnolo pelo lançamento do livro, afirmando que dedicou um tempo para ler alguns comentários que o deixaram impressionando, pela forma como as pessoas se manifestam.
Faz menção a pretensa reforma administrativa do governo do estado. Relata que todas as bancadas foram chamadas para conversar, e o governador falou de forma taxativa que os deputados seriam ouvidos quanto às mudanças que fossem promovidas no interior do estado. Pergunta como os deputados serão comunicados das mudanças, se através do Diário Oficial, tomando conhecimento das mesmas no dia seguinte, e acionados pelas lideranças da região em reação aos fatos?
Cita exemplos de mudanças que foram promovidas, não sabendo exatamente o que é verdade em relação à compactação das estruturas da Celesc. Também indaga se existe veracidade no fechamento da regional de Concórdia e outras. Desconhece se são verdadeiras estas informações, mas pensa que precisam ser esclarecidas. Também preocupa-se com a situação das 35 regionais da Saúde, querendo saber quais foram desativadas e como fica a situação dos profissionais que lá atuavam, bem como das pessoas que dependiam daquele atendimento.
Esclarece que os deputados da região não foram sequer comunicados, quanto mais consultados. Declara que apoiou o governador Moisés em nome da mudança, não esperando benefícios, entretanto, como parlamentar eleito tem o direito de saber o que acontece nas estruturas do governo em cada região.
Considera que algumas decisões administrativas do governo, que não foram discutidas, não trarão benefícios à sociedade, além da economia gerada não ser significativa. Fala do caso da Epagri e da Cidasc, que têm prestado muitos serviços e precisam estar próximas do agricultor. Quanto à Educação, comenta que já passou por diversas reestruturações, com Ucres, Geres, Gered, indagando-se quantas sobrarão das 35 existentes.
Declara que estas informações são importantes para a população que vive no interior do estado, e que tem intuito de colaborar com o governo do estado.

Deputado Ismael dos Santos (Aparteante)- Cumprimenta o deputado pelo tema e acrescenta sua preocupação com a área da Educação, que também foi afetada quanto às regionais, declarando que é preciso ter bom senso.

Deputado Moacir Sopelsa (Aparteante) - Declara que o assunto é importante, e fala sobre a regional da Celesc, em Concórdia, que atende milhares de famílias e mais de 30 municípios. Não entende o motivo de fechar aquela regional e declara que os parlamentares e a população não foram ouvidos.

Deputado José Milton Scheffer (Aparteante) - Corrobora com o pronunciamento do deputado, e coloca que a Epagri e a Cidasc são os únicos instrumentos do governo que chegam até o agricultor. Alerta que a reforma precisa ser debatida com a sociedade, e o Parlamento é o legítimo representante da população para debater o assunto. [Taquígrafa: Sara]