Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 113ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/11/2019
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Relata que no dia anterior o líder do partido, Deputado Luiz Fernando Vampiro, comentou sobre o Dia Nacional de Combate ao Câncer, e também conta que protocolou na Casa, no mesmo dia, o Projeto de Lei n. 4614/2019, que trata sobre diagnósticos e tratamentos do câncer em Santa Catarina.
Discorre sobre diversos detalhes do referido projeto, que possui como objetivo prevenir, combater e tratar pessoas com câncer, aumentando a taxa de cura e criando um marco regulatório que seja alicerce para a atuação do Estado no enfrentamento da doença. Cita algumas ações de destaque na lei, tais como a obtenção de diagnóstico precoce, o tratamento equânime e o desenvolvimento de políticas públicas.
Comenta que o câncer é uma doença que não escolhe classe social, raça, idade, e que a tendência é o aumento na incidência da doença em até 78% na próxima década. Alerta para a característica silenciosa da doença que causa muitas mortes, por isso reforça a necessidade de haver uma cultura de exames preventivos.

Deputada Marlene Fengler (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela iniciativa, e reitera a importância de efetuar diagnóstico precoce e campanhas informativas. Relata que foi vítima de câncer e hoje está curada graças ao diagnóstico precoce.

Deputado Coronel Mocellin (Aparteante) - Enaltece o deputado pelo projeto, e comenta que a prevenção e a realização dos exames são fundamentais para obter um diagnóstico precoce, resultando em uma chance plena de recuperação. [Taquigrafia: Northon]