Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 062ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/07/2019
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Divulga o percentual acumulado de 6,3%, conforme dados da Fiesc, correspondente ao faturamento da indústria de Santa Catarina, ressaltando que a boa nova incrementou economicamente o estado a partir da gestão do governador Carlos Moisés e do presidente da República Jair Bolsonaro, mencionando a Reforma da Previdência. Sobre o referido assunto, acrescenta que foi aprovada na Casa Legislativa moção de sua autoria, enviada aos presidentes do Congresso Nacional, solicitando a inclusão dos estados e municípios, porém lamenta a retirada da pauta na Câmara Federal.
Voltando ao tema do crescimento econômico aferido no estado catarinense, destaca as maiores variações positivas, citando os setores de metal, informática, eletrônica e veículos, comparado ao de 2018, quando houve a manifestação dos caminhoneiros, ocorrendo crescimento nas 14 atividades pesquisadas, e ressalta que as maiores variações positivas observadas são oriundas de produtos de madeira, metal, máquinas, aparelhos e materiais elétricos. Destaca ainda que as regiões do oeste, meio-oeste, serra e planalto são fortes no setor madeireiro, moveleiro e de celulose, gerando emprego em Santa Catarina a partir de pequenas, médias e de grandes empresas, salientando que é um grande motivo para se comemorar.
Referencia à Frente Parlamentar de Apoio ao Setor Madeireiro e Moveleiro para atender as demandas de segmentos da base florestal, citando questões tributárias, ambientais, benefícios fiscais, além do aprimoramento das legislações que comprometem tais setores.

Deputado Nilso Berlanda (Aparteante) - Parabeniza o deputado por abordar tão importante assunto, especificamente no que diz respeito à recuperação da economia do estado catarinense e do Brasil a partir da condução dos novos dirigentes dos governos estadual e federal.

Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Parabeniza o deputado por apresentar dados importantíssimos, reais e fundamentados sobre a recuperação da economia do estado que, muitas vezes, não chegam aos ouvidos da população, e defende que a Casa Legislativa é o lugar apropriado para esclarecer à população os reais acontecimentos do estado e do Brasil. [Taquígrafa: Elzamar]