Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 045ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/05/2019
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Cumprimenta o deputado Mocellin pelo pronunciamento, afirmando que a preocupação com acidentes é de todos os parlamentares e de toda a sociedade.
Também refere-se ao pronunciamento da deputada Ana Campagnolo, acrescentando que são poucas as oportunidades de ouvir os dois lados. Acrescenta que os seus estudos dão voz a uma questão quase sempre minimizada.
Fala, ainda, da reunião realizada na comissão de Saúde, com a presença do secretário Helton de Souza Zeferino e toda a sua equipe, fazendo uma prestação de contas das atividades da Saúde nesse primeiro quadrimestre do ano. Cumprimenta o secretário e equipe pela postura, demonstrando que em pouco tempo já têm o domínio de uma estrutura tão complexa. Mostra-se otimista com o futuro e as diretrizes que serão tomadas, citando como exemplo a atenção primária, onde acontecem 80% dos procedimentos, e apenas 20% dos atendimentos nos postos são conduzidos a hospitais.
Relata que o secretário também mencionou a doação de órgãos no estado, que no mês de fevereiro bateu todos os recordes, e ressalta que ouviu o próprio governador dizer que vai disponibilizar mais um transporte aéreo para suprir esta necessidade e agilizar procedimentos.
Citou também as cirurgias eletivas. Através dos mutirões que têm sido feitos, diminuiu sensivelmente as filas para tal. Ressalta que, como existem recursos carimbados do governo federal, é importante que se continue com essa ação, inclusive incrementando-a. Com relação às campanhas, considera-se que o estado está aquém daquilo que seria o desejável, porque não se conseguiu a cobertura ideal, pois algumas doenças estão reaparecendo. Quanto às contas, houve a redução considerável dos valores e também do número de credores.
Em relação ao repasse para hospitais filantrópicos, haverá um critério na distribuição dos recursos, tomando como base a produção de cada um dos hospitais, mas todos receberão algum tipo de recurso para ajudar no custeio. Também julga importante a regionalização da Saúde para diminuir os deslocamentos em busca de atendimento. [Taquígrafa: Sara]