Pronunciamento

ULISSES GABRIEL - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/03/2020
DEPUTADO DELEGADO ULISSES GABRIEL (Orador) - Solidariza-se com o Deputado Ivan Naatz e Sargento Lima, e comenta sobre a origem francesa da palavra Parlamento, "parler", que traz a ideia de manifestar, e acredita que o Parlamentar, enquanto legislador, jamais poderia ser processado dentro de partidos por falar de suas demandas.
Relata a atual situação do hospital de Curitibanos, dizendo que apresentou uma moção para que o Governo do Estado resolva esta pendência.
Diz que o Estado apresentou, pela primeira vez, um déficit de 800 milhões no Orçamento e um superávit de 1,5 bilhão, e não há motivo para o Governo dizer que as contas estão no vermelho, reforça que discutirá isso na Comissão de Finanças.
Lembra que os hospitais filantrópicos de Santa Catarina são responsáveis por 80% dos atendimentos na saúde pública, mas em Curitibanos o Governo rescindiu o contrato. Apresenta um abaixo assinado, com 8 mil assinaturas, de pessoas indignadas com a situação atual.
Pede que o Governo repasse os valores para o hospital e teme que os funcionários sejam dispensados de suas funções por falta de pagamento, gerando um caos na saúde pública desta região.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Fala da mensagem que recebeu, sobre o hospital de Curitibanos estar prestes a fechar as portas. Diz que é importante a participação da Casa para juntos encontrarem uma solução.

Deputado Nilso Berlanda (Aparteante) - Agradece e se coloca à disposição para buscar uma solução. Apresenta os Vereadores de Curitibanos presentes na Casa, e reforça que a situação do mesmo é grave. [Taquigrafia: Guilherme]