Pronunciamento

Silvio Dreveck - 054ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/06/2019
DEPUTADO SILVIO DREVECK (Orador) - Cumprimenta o deputado Dr. Vicente Caropreso pelo tema na tribuna, destacando também apoio às crianças que são autistas e a inclusão dos mesmos à sociedade.
Registra audiência pública ocorrida em Papanduva, que tratou sobre a exploração do minério xisto na região, e que está preocupando a população do Planalto Norte, já que vai causar impacto ambiental, principalmente nos recursos hídricos, e também temem que isto vá prejudicar o setor agropecuário. Diz que sempre defendeu a iniciativa privada, desde que as empresas que se instalam, ou que vão produzir, tenham o compromisso de investir, beneficiando a sociedade, e não apenas visando lucro. Pondera, demonstrando preocupação neste caso, pois as áreas requeridas para exploração do minério envolvem vários municípios em Santa Catarina, ao todo são 23, que possuem outros objetivos, é a única região que pode ampliar a produção de alimentos no estado. Questiona, alegando que as áreas requeridas para exploração do minério destruirão grande parte da área produtiva, trazendo danos ambientais que serão irreparáveis para toda a sociedade.
Encerra, afirmando que está fazendo um estudo para produzir um documento, que será encaminhado ao Fórum Parlamentar Catarinense para que tomem conhecimento da questão, já que a liberação e exploração de minérios no país é federal, solicitando também apoio dos colegas deputados para a causa.

Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Informa que fez visita técnica à Usina de São Mateus do Sul, Paraná, e teve a oportunidade de observar que a Petrobras faz um trabalho maravilhoso de recuperação ambiental na região, mas alerta que o mesmo é sofrido e leva décadas. Agradece o auxílio e apoio da Assembleia Legislativa do Paraná na visita à Usina, parabenizando também a Petrobras pelo trabalho realizado. [Taquígrafa: Ana Maria]