Pronunciamento

Silvio Dreveck - 021ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/03/2021
DEPUTADO SILVIO DREVECK (Orador) - Relata que, no dia anterior, a Casa recebeu o Secretário da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Deputado Altair Silva, que explicou diversas políticas públicas e programas em prol do agronegócio catarinense, principalmente na agricultura familiar. Acrescenta que essas políticas e programas servem de exemplo para o mundo, e cita o destaque das exportações de proteína vegetal e animal no cenário mundial.
Registra o momento em que o Secretário comenta que o Estado de Santa Catarina continua importando insumos de outros Estados, citando como exemplo o milho, necessário para produzir rações para a pecuária bovina, suína e aves. Tece comentários a respeito do alto custo da importação, do frete e como o Custo Brasil impacta na economia.
Comenta que a reforma administrativa está começando a andar, lamenta que a reforma tributária está parada, e enfatiza a importância de agilizar concessões em empresas públicas que dão prejuízos e rodovias, citando como exemplo a lentidão nas obras das BR-280, BR-470, BR-282, BR-280, BR-163 e BR-153.
Lembra que foi formada a Frente Parlamentar das Ferrovias, defende a eficiência e o baixo custo desse transporte, e acrescenta que não diminuiria o fluxo de transporte rodoviário. Informa que houve avanços de estudo sobre a implantação do sistema ferroviário, mas lamenta que não se discute mais esse assunto.
Pontua a importância de trazer esse debate à tona novamente, ligando a região centro-oeste até a região sul do Brasil, passando por Santa Catarina e, posteriormente, uma outra linha que liga o oeste catarinense até o litoral, diminuindo o Custo Brasil e tornando Santa Catarina ainda mais competitivo. [Taquigrafia: Northon]