Pronunciamento

Silvio Dreveck - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/03/2021
DEPUTADO SILVIO DREVECK (Orador) - Comenta sobre o período mais difícil que Santa Catarina está passando diante da pandemia, entendendo que se deve pautar pela orientação científica, pois se cada um tomar uma decisão conforme sua opinião não existirá um regramento padrão para todos os habitantes do planeta Terra e, em especial, os brasileiros. Diz que para amenizar o contágio todos os cidadãos devem dar os exemplos básicos, seguindo as regras sanitárias de proteção de todos, que é o uso de máscara, lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel e o distanciamento social adequado.
Discorre sobre a situação de lotação dos hospitais, a questão de recursos humanos, como médicos, enfermeiros, que são profissionais que não se consegue de uma hora para outra. Por isso, concorda com o discurso do Deputado Moacir Sopelsa e outros Deputados, em relação à conscientização de cada um em cumprir com sua obrigação do regramento sanitário. Critica algumas medidas restritivas para combater a Covid-19, como a redução de número de ônibus, porque aumenta o número de usuários dentro dos veículos de transporte coletivo; o horário reduzido de atendimento do sistema bancário brasileiro e a diminuição de funcionários para atender clientes, o que resulta em filas intermináveis, até de idosos.
Agradece e incorpora a manifestação do Deputado aparteante, entendendo que os Parlamentares devem dar o exemplo e a população seguir os bons exemplos.
Também fala sobre a questão econômica de alguns setores que estão passando por dificuldades, como os setores de cultura, de restaurantes e outros, e diz que são segmentos que necessitam da contribuição do poder público. Por outro lado, tem setores como a indústria de transformação, que precisa de mão de obra qualificada, e comenta que ao conversar com um empresário do ramo, o mesmo disse que há duas semanas oferece 50 vagas, mas apenas conseguiu preencher seis, devido à qualificação necessária para ocupar tais vagas.
Deputado Moacir Sopelsa (Aparteante) - Cumprimenta o Deputado pelo pronunciamento e diz que os líderes maiores precisam informar as pessoas e falar da orientação científica, sem ideologias, sobre os regramentos sanitários.
Deputado Rodrigo Minotto (Aparteante) - Corrobora a fala do Deputado, e cita que o momento é difícil para Santa Catarina e o Brasil diante da pandemia. Menciona que a solução é a vacina, sendo que a Fecam se movimenta para comprar as vacinas, e os prefeitos se preocupam com a responsabilidade da compra, mas entende da necessidade de se pensar coletivamente e atender toda a população do Estado para que a economia continue a crescer, e ressalta que os micro e pequenos empresários precisam de uma atenção do poder público. [Taquígrafa: Sílvia]