Pronunciamento

SERGIO MOTTA - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/08/2020
DEPUTADO SERGIO MOTTA (Orador) - Parabeniza os médicos, enfermeiros e todos que trabalham na área da saúde. Diz que ora todos os dias para que Deus abençoe o admirável trabalho destes profissionais.
Rememora aprovação de projeto de lei, de autoria do Deputado Jair Miotto, que torna essencial o serviço religioso e o trabalho que as igrejas desempenham junto à sociedade. Discorre sobre a fragilidade emocional das pessoas durante a pandemia, comprovada pelo aumento registrado no número de suicídios e depressão neste período.
Diz que as igrejas têm respeitado todas as normas sanitárias indispensáveis para seu funcionamento. Critica Prefeitos que fecharam as igrejas, pois considera as entidades religiosas essências à população neste momento delicado, em que o consumo alcoólico e a violência doméstica também tem aumentado. Conta que o Presidente Jair Bolsonaro aprovou a atividade das igrejas, considerando-a essencial à sociedade neste momento de calamidade pública. Faz apelo para que os Prefeitos atendam o segmento religioso.
Exibe vídeo em que um cidadão do Município de Navegantes questiona o fechamento das igrejas, sendo que o comércio, academias, bancos e alguns órgãos municipais permanecem em funcionamento.
Deputado Jair Miotto (Aparteante) - Corrobora as palavras do Deputado, e lembra que foi aprovada a declaração de essencialidade para o serviço religioso. Afirma que as igrejas estão cumprindo as restrições sanitárias desde o dia 30 de abril. [Taquigrafia: Roberto]