Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 046ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/06/2021
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Corrobora a fala do Deputado Marcius Machado, e diz que respeita a gestão do Governador, mas espera que seja da melhor forma possível. Em tempo, fala sobre um pedido de informação feito nos anos de 2019 e 2020, bem como no presente ano uma indicação ao Governo do Estado, a respeito da manutenção dos 30 geradores antigranizo, sendo que seis não estão funcionando na região de Caçador, ao comentar e explicar a função dos geradores, os quais precisam estar funcionando para ajudar os agricultores com relação às intempéries da natureza. Solicita ao Líder do Governo que contate o Secretário da Agricultura para dar uma solução, pois o gerador antigranizo é barato e evitará prejuízos para a agricultura catarinense.
Ao agradecer o aparte do Deputado Milton Hobus, salienta que os citados geradores fazem parte de uma tecnologia barata e que falta somente a manutenção dos mesmos para que possam lançar as moléculas na atmosfera e dissolver o granizo. E, assim, espera que o Secretário de Agricultura tome posição e solucione essa questão dos geradores.
Deputado Milton Hobus (Aparteante) - Corrobora a fala do Deputado, e comenta sobre estudo feito na época que atuou na Defesa Civil, quando convenceu o ex-Governador, Raimundo Colombo, para que colocasse dinheiro para fazer o trabalho de bombardeamento das nuvens em função da fruticultura na região de Fraiburgo e Caçador, pois se trata de custo-benefício para os agricultores e o Estado. [Taquígrafa: Sílvia]