Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/03/2020
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Traz à tribuna assunto que foi questionado por pessoas que têm pouco conhecimento sobre o trabalho da polícia. Comenta vídeo que mostra ação da Polícia Militar em uma abordagem realizada à mulher que foi presa, sendo que foi feito um alarde em cima do fato ocorrido. Menciona que quando a pessoa desconhece completamente o trabalho da polícia, não conhece a realidade, não deve dar a sua opinião e fazer julgamentos. Justifica que o policial que efetuou a prisão não descumpriu nenhum dos procedimentos operacionais e nem padrões estipulado pela Polícia Militar. Portanto, tem que ficar claro para a sociedade que o policial não é enfermeiro de manicômio, porque ele treina defesa pessoal, obedece ao uso progressivo da força, e os procedimentos que tem que executar porque o trabalho exige. Exibe vídeo com fotos de vários policiais que foram assassinados por bandidos. Demonstra tristeza quando pessoas contestam atitudes e ações da Polícia Militar. Afirma que exagero é matar alguém, e que o mundo que muitas pessoas conhecem não é o mesmo em que muitos profissionais morrem no exercício da profissão. Destaca que a sociedade não clama justiça pela morte de policiais catarinenses, pais de família, bem como não cobram ação da justiça e nem punição.
Encerra, lamentando a proposta de reajuste do Governo Estadual para a Polícia Militar, Civil e Bombeiros catarinenses.

Deputado Coronel Mocellin (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado, parabenizando o mesmo pelo tema exposto, diz que existe um procedimento padrão, e se alguém destoa toda a corporação acaba sendo julgada. Elogia o trabalho e a competência da Polícia Militar e demais instituições da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina.

Deputado Delegado Ulisses Gabriel (Aparteante) - Cumprimenta o deputado pela fala e à Aprasc, que segue lutando pelo reajuste aos profissionais da Segurança Pública. [Taquígrafa: Ana Maria]