Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 062ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/09/2020
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Manifesta sua satisfação e orgulho em ver tantas pessoas engajadas em participar de um momento, na data mais importante do calendário nacional, o Dia da Independência - Sete de Setembro. Cita o que disse o Presidente Jair Messias Bolsonaro há alguns dias: "Os omissos e os covardes não serão lembrados pela história."
Ressalta que vários catarinenses não foram omissos e nem covardes, pegaram seu carro, enfeitaram e participaram das carreatas comemorativas, com uma grande manifestação na cidade de Joinville, Barra Velha, Canoinhas, Itaiópolis, desde o Planalto Norte até o sul do Estado também. Coloca que foi alertado da possibilidade de ser acionado pelo Ministério Público por estar promovendo esse tipo de ato, mas afirma que não houve nenhum problema, pois todos usaram máscaras e mantiveram o distanciamento seguro dentro de seus carros. Afirma que, se mais tarde tiver que responder por isso, está tranquilo, mas teria vergonha se o Ministério Público batesse em sua porta por algum ato ilícito.
Comenta que vários prefeitos do Estado e alguns Govenadores do Brasil fugiram da lógica, mas fica satisfeito, pois diversos decretos estão sendo suspensos. Comenta que, na Idade Média, o velho mundo quase foi dizimado por uma peste, e na época foi isolado o doente, mas não o saudável. Questiona que a Medicina está avançada, mas infelizmente voltou-se para uma situação pior que a Idade Média, onde se isola o saudável e não o doente.
Agradece aos Prefeitos que revogaram os decretos, no seu entendimento, absurdos, e agora os idosos estão podendo sair às ruas. Explica que sua mãe, pessoa bem independente, foi proibida de entrar num comércio, causando certa revolta na família. E salienta que certamente quem estivesse acometido por uma doença, ou mesmo pela Covid-19, jamais iria se expor na rua.
Registra que, nessas eleições, os eleitores se vingarão de maus administradores que optaram por restrições muito rigorosas, levando à falência muitas empresas. Finaliza, dizendo que a luz da razão está brilhando, seja por terem plena consciência dos erros que cometeram, ou preocupação com as eleições que se aproximam. [Taquígrafa: Eliana]