Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 056ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/08/2020
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Usa a tribuna exclusivamente para divulgar o seu projeto de lei que trata do retorno às aulas nos centros de educação infantil, fechados desde o início da pandemia.
Cita dados fornecidos pelo Núcleo Estudantil da Ajorpeme, informando que o prejuízo destas instituições passa dos 75% e está fechando uma escola por dia no estado. Diz que recebeu o pleito desse sofrido segmento, e ficou esperando a melhor oportunidade para não tomar decisões sem fundamentação, mas agora até a OMS fala que o isolamento completo pode ser prejudicial devido a alta carga viral, pois aqueles que estão em casa estão sujeitos à contaminação.
Reforça que a medida determinada por Governadores e Prefeitos atingiu consideravelmente a vida dos pais que deixavam seus filhos em escolas e creches oficiais para trabalhar e sustentar suas famílias. Complementa o fato, dizendo que a inédita circunstância provocou situações excepcionais, citando a abertura de creches clandestinas desprovidas de profissionais habilitados na área educacional, colocando em risco o bem-estar físico e emocional das crianças e também desvio de função de professores e empresários em busca de recursos alternativos em prol de suas vidas.
Diante dos fatos inusitados e intoleráveis, faz um apelo aos Governadores e Prefeitos para que adotem atitudes em prol dos atingidos e da economia dos Estados, respeitando as pessoas e a Constituição.
Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Apoia o projeto de lei do Deputado sobre o retorno da educação infantil, de acordo com o protocolo oficial, favorecendo a economia do Estado.
Deputado Kennedy Nunes (Apartente) - Parabeniza o Deputado por relevante assunto, expressando total apoio ao retorno das atividades educativas infantis, e lê alguns dados sobre a grave questão em Joinville.
Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela abordagem do assunto, e afirma que é preciso retornar ao trabalho, que garante a economia e o sustento do povo catarinense. [Taquígrafa: Elzamar]