Pronunciamento

RODRIGO MINOTTO - 024ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/05/2020
DEPUTADO RODRIGO MINOTTO (Orador) - Aproveita a oportunidade para manifestar-se, pois diante das notícias negativas do estado, há uma notícia positiva para o futebol catarinense. Informa que, pela manhã, teve uma audiência com o Governador do Estado, juntamente com o Presidente da Federação Catarinense de Clubes, Rubinho Angelotti, e senhor Francisco Battistotti, que é o representante da Associação Catarinense de Clubes. Afirma que no dia anterior, ao final, a Secretaria de Estado da Saúde publicou uma portaria determinando que ficam autorizadas as atividades para o treino do desporto profissional e amador no território catarinense, desde que atendidos, evidentemente, os critérios estabelecidos pela portaria.
Ressalta que também foi importante o diálogo, pelo fato de que o Governador pode ouvir as necessidades do setor, pois o clube também é uma empresa, e que tem os seus atletas como o maior patrimônio, e nada melhor do que também cuidar da saúde de cada trabalhador, ou seja, de cada atleta.
Relata que a partir de agora estão autorizados os treinos, as atividades físicas dos atletas dos clubes para que se possa, então, retomar a discussão da possibilidade de abertura dos times que puderem fazer as suas competições para a finalização do Campeonato Catarinense, pois faltam seis rodadas, ou seja, seriam três semanas em que poderia ser finalizado o Campeonato Catarinense.
Cita que o Governador se colocou à disposição, através da sua equipe, para que a própria Federação Catarinense de Futebol, juntamente com a Associação, apresentasse um protocolo cuidando da saúde de cada atleta, e também foi apresentado ao Governador um protocolo, um guia médico de sugestões protetivas na retomada progressiva do futebol profissional catarinense.
Afirma que a preocupação é a mesma para outras atividades esportivas, para quem está no campo profissional, como voleibol, futebol de salão, basquetebol, e tudo isso deverá ser aprimorado ao longo destas semanas para que, ao final do mês de maio, possamos ter avaliação de todo o trabalho que será feito através da equipe médica da Federação Catarinense de Futebol, juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde, onde os infectologistas vão discutir a forma.
Importante destacar a cobrança do Governo com relação aos clubes para que façam os devidos investimentos em cuidado da saúde dos atletas, considerando os testes que serão feitos a partir de agora, com cada atleta, e com a sua equipe técnica, com a diretoria. Também, no momento em que oportunamente vier a ser retomado o futebol catarinense profissional para que seja concluída a etapa do Catarinense da Série A, que tenham os seus atletas novamente sendo testados para que haja uma segurança total da saúde de cada um.
Informa, ainda, que o Governador atendeu demanda solicitada para audiência com o setor de transportes, que através do Sindicato das Empresas de Transportes de Pessoas de Santa Catarina, foi discutida a possibilidade de abrir um diálogo permanente para encontrar uma saída para o transporte coletivo, interestadual, intermunicipal, ou mesmo na condição urbana e metropolitana de Transporte Coletivo.
Afirma que resultados positivos estão advindo desse diálogo com o Governador, sempre pensando na saúde do catarinense, preservando a vida das pessoas, contribuindo para o fortalecimento do estado e da economia.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Parabeniza o Deputado Rodrigo Minotto, que tem encampado esta luta, e quando antes, cumprindo as exigências sanitárias, temos que incentivar o retorno às atividades, também para outros esportes e outros profissionais.
Cita, ainda, a questão dos ônibus que fazem transportes especiais, que poderiam ser liberados com o máximo de um usuário a cada dois bancos, e o próprio transporte dos jogadores muitas vezes é assim. Considera importante esta área que, além de envolver, dá uma força interior muito grande ao cidadão, com a vibração do esporte, a alegria, e também é uma grande fonte de divisas para o Estado. [Taquígrafa: Sara]