Pronunciamento

RODRIGO MINOTTO - 032ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/04/2015
O SR. DEPUTADO RODRIGO MINOTTO - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, hoje quero fazer um discurso diferente em homenagem ao meu município, Forquilhinha.
(Passa a ler.)
"Todos sabemos que num país continente como o nosso, por mais que se faça, nunca será suficiente, mas ajudaria bastante se, ao invés de amplificarmos nossas mazelas, arrumássemos mais tempo para compartilhar nossos progressos, cuidando de inundar as mentes e corações da energia positiva que nos leva para frente.
Trago hoje aqui um exemplo de como, a despeito dos obstáculos e de uma sucessão de contratempos, uma comunidade pequena, movida por uma grande causa e fé nos seus objetivos, atingiu, enfim, o status e a relevância que tem hoje: Forquilhinha!
O dia 26 de abril assinala os 26 anos de emancipação política de Forquilhinha, situada às margens do rio Mãe Luzia e localizada na mesorregião sul de Santa Catarina. Forquilhinha tem, hoje, 24.694 habitantes (IBGE) e integra a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).
Lá estou criando e educando as minhas filhas. Lá moraram os meus pais. Lá aprendi a importância da solidariedade, da temperança, do valor da família, da participação política, de lutar pelo bem-estar das pessoas e tornei-me o que sou hoje: o seu representante nesta Casa.
Forquilhinha, que já deu ao país tantos nomes de importância pelas causas sociais e humanitárias que abraçaram, como o cardeal dom Paulo Evaristo Arns, Zilda Arns - a sua irmã da Pastoral da Criança -, o atual secretário da CNBB, dom Leonardo Steiner, professores eméritos, engenheiros ilustres, médicos de estirpe, advogados e todo um elenco de profissionais liberais da melhor qualidade, e apesar de tão bem representada há tanto tempo, teve que enfrentar uma duríssima luta para conseguir sua autonomia política e administrativa.
Tudo começou quando a antiga comunidade, a vila de Forquilhinha, lutava para ser distrito na década de 1950. O projeto que tratava da matéria dormia em alguma gaveta da Câmara Municipal de Criciúma, até que o então vereador Alfredo Arns fez uma declaração desengavetadora: 'Se o projeto não andar, eu não volto mais aqui'. A tática de Alfredo funcionou e o distrito nasceu em abril de 1959. Após 30 anos, coube ao então governador em exercício, Casildo Maldaner, sancionar o projeto de emancipação de Forquilhinha. Era 26 de abril de 1989. Estava criado, enfim, o município de Forquilhinha. Em 1º de janeiro de 1990, assumia como primeiro prefeito o meu companheiro de luta e de partido, Vanderlei Ricken, que durante cerca de dez anos presidiu o movimento emancipacionista. Foi, sem dúvida, a convergência e a união de esforços que fez do município uma referência.
Forquilhinha tem uma economia bastante diversificada. São indústrias de grande e pequeno porte de agronegócios, empresas de tratamento de minerais, empresas de vestuário e do setor metal-mecânico e destaca-se como o maior produtor de arroz de Santa Catarina e pelo alto índice de desenvolvimento humano, de acordo com o PNUD.
Agora, passados 26 anos daquele feito histórico, coube a este parlamentar, adolescente à época em que os fatos se desenrolaram, revisitar os fatos e fazer esta pequena tradução dos acontecimentos, que ainda estão vivos na memória dos protagonistas daquela saga inesquecível.
Por isso, sou grato ao povo de Forquilhinha e sinto orgulho da minha terra, da devoção de sua gente trabalhadora, de seus filhos mais ilustres, da sua gente hospitaleira.
Daqui desta Casa presto aos meus conterrâneos de Forquilhinha a minha homenagem. Parabéns à terra que me adotou desde criança. Parabéns, Forquilhinha! Parabéns, povo de Forquilhinha! Parabéns, cidade cidadã!"
O Sr. Deputado Natalino Lázare - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO RODRIGO MINOTTO - Pois não!
O Sr. Deputado Natalino Lázare - Gostaria de cumprimentar o ilustre deputado Rodrigo Minotto e parabenizar o seu município.
Gostaria de dizer que fico fascinado quando ouço alguém com essa vibração, coragem e determinação falar sobre a importância do município. O deputado Fernando Coruja tem um projeto nesta Casa, e eu faço parte desse grupo de parlamentares, em relação ao pacto federativo. Entramos novamente na discussão da valorização dos municípios.
O meu conceito é muito simples e vem ao encontro disso que v.exa. está falando: no momento em que a federação, o estado, incrementar mais recursos para os municípios, eles irão crescer. Por exemplo, se Forquilhinha resolver o problema de habitação, estará ajudando a resolver o problema da habitação do Brasil; se Forquilhinha resolver o problema da economia, estará ajudando a resolver o problema da economia do Brasil.
Então, o fortalecimento dos municípios, na condição de hoje, na estrutura de hoje, é intransferível.
Por isso, parabéns a Forquilhinhas e parabéns a v.exa. pelo seu pronunciamento.
O SR. DEPUTADO RODRIGO MINOTTO - Muito obrigado, deputado Natalino Lázare.
Eu também quero estender os meus parabéns e cumprimentos ao município de Timbó Grande, que no dia 26 de abril comemora os seus 26 anos de emancipação político-administrativa.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)