Pronunciamento

RODRIGO MINOTTO - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/04/2015
O SR. DEPUTADO RODRIGO MINOTTO - Sr. presidente, sras. e srs. deputados.
Inicialmente quero agradecer pela concessão do tempo do Bloco Frente Renovação.
Trago aqui uma carta, deputada Ana Paula Lima, dirigida ao governador do estado.
Eu apenas quero, deputados Gabriel Ribeiro e Valdir Cobalchini, como presidente da comissão de Educação desta Assembleia Legislativa, ser o interlocutor dessa aluna. Faço isso para que tenha voz também o povo de Santa Catarina, através deste Parlamento.
(Passa a ler.)
"Pensei o que poderia dizer nesta oportunidade para o senhor. Se o governador teria tempo para ler um texto escrito por uma aluna. Eu estudo em uma escola da rede estadual de ensino, estou no último ano do ensino médio. Talvez o senhor se pergunte: Por que tanta preocupação com a volta às aulas se este é o meu último ano numa escola pública da rede estadual?
Minha preocupação é porque nossos professores não merecem passar por tudo isso, eles são os heróis de nossas vidas. São eles que perdem vários dias e noites para corrigir nossos trabalhos e elaborar nossas provas.
Muitos professores trabalham nos três períodos. Eles nos trazem conhecimento, nos preparam para os obstáculos da vida e nos abrem os olhos para o futuro, para que assim possamos ser, um dia, médicos, advogados, jornalistas, nutricionistas, psicólogos, etc.
Ser professor hoje em dia é uma grande batalha, que nunca acaba. Ser professor é ter que enfrentar a chuva, o sol, a tempestade, madrugadas e encarar mais um dia de greve na luta por seus direitos. Ser professor é ficar sem respostas. Ser professor hoje em dia é pensar uma, duas, três e até quatro vezes antes de escolher essa profissão.
Hoje os professores clamam pelas melhorias. Agora, pense comigo! Um dia o senhor já foi aluno e sabe o quanto é importante ter um professor. Eles são capazes de formar engenheiros para a construção de uma sociedade, médicos para curar as doenças do povo, agrônomos para cuidar das frutas mais preciosas, e assim, de grão em grão, constroem a sociedade.
Graças ao professor o senhor aprendeu a ler, a escrever, e também chegou aonde queria, claro, muito pela sua força de vontade e persistência, mas também porque um professor não mediu esforços para lhe ensinar. Por isso, governador, pense nisso e valorize os nossos professores. Muito obrigada!
Atenciosamente,
Emili Vieira Amaral
Estudante da Escola de Educação Básica João Frassetto, Criciúma-SC".
(Manifestações das galerias.)
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)