Pronunciamento

RICARDO ALBA - 027ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/04/2021
DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - Reporta-se ao PL n. 95, de março de 2020, de sua autoria, que trata sobre a disponibilidade de profissional de fisioterapia por 24 horas para cada dez leitos de hospitais e clínicas catarinenses, destacando a importância do profissional na recuperação respiratória dos pacientes nos leitos de UTI Covid, principalmente no atual cenário da pandemia. Faz esclarecimentos relevantes a respeito do projeto de lei, como o porquê da presença nos hospitais e clínicas durante 24 horas, sendo que atualmente são 18 horas e, portanto, levará a uma readequação nos horários desses profissionais nas instituições hospitalares.
Exibe no telão do Plenário uma pesquisa realizada no Hospital da USP, em que mostra a avaliação de dados em 500 pacientes durante o período de seis meses, com a presença da fisioterapia 24 horas, e se obteve uma redução de 40% no tempo de internação, o que consequentemente reduziu o tempo de permanência na UTI e, obviamente, economia para os hospitais e clínicas que possuem o referido profissional, bem como a melhoria da saúde do paciente.
Por isso, pede aos Deputados que integram a comissão de Finanças e Tributação que reconheçam a importância de se ter o profissional de fisioterapia 24 horas nos leitos de UTI, pois gerará economia para o hospital, bem como para o Estado de Santa Catarina, pois já é uma prática em outros Estados da Federação.
Também, expõe seu sentimento de indignação com o Governo do Estado e o COES em relação à proibição de práticas esportivas no Estado, pois a Ciência recomenda atividades físicas. Ao mesmo tempo, fala da economia que gira em torno das práticas esportivas e, assim, defende a volta das atividades esportivas com regramentos sanitários e medidas protocolares.
Deputado Fernando Krelling (Aparteante) - Corrobora a fala do Deputado, e pede permissão para exibir vídeo mostrando o que pode e o que não pode no Estado com as medidas restritivas, como ônibus que continuam lotados, além das festas clandestinas que acontecem, enquanto os jogos de esporte coletivo, como o futebol de salão não pode. [Taquígrafa: Sílvia]