Pronunciamento

RICARDO ALBA - 022ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/03/2021
DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - Reporta-se ao novo decreto do Governador, na data anterior, em que libera determinadas modalidades esportivas em Santa Catarina, porém não libera todas as modalidades de práticas esportivas. Por isso, faz novamente o apelo de revisão do decreto que proibia a prática de esportes no Estado, pois ainda existem portarias proibindo atividades esportivas de caráter coletivo, como por exemplo, o futebol. Também, fala sobre a questão econômica dos profissionais da área de esportes, agradecendo os Deputados aparteantes, e enfatiza a importância de atualizar a Portaria n. 1.005 do Governo do Estado, salientando que as atividades esportivas podem ser praticadas seguindo as regras sanitárias.
Deputado Fernando Krelling (Aparteante) - Corrobora a fala do Deputado, lembrando que faz um ano que os donos de complexos esportivos estão sem a possibilidade de poder trabalhar. Discorre sobre o decreto da data anterior, mas a Portaria n. 1.005 diz que no índice gravíssimo os esportes coletivos estavam proibidos. E salienta que o esporte é uma ferramenta de atividade física como uma melhoria na capacidade aeróbica, na questão de imunidade, nas respostas mais rápidas contra infecções. E pede que o COES reavalie a liberação do exercício físico como forma de prevenção.
Deputado Coronel Mocellin (Aparteante) - Parabeniza o Deputado por abordar o referido tema, comentando que tem sido procurado por profissionais de quadras esportivas que falam da péssima situação econômica em que se encontram, e se coloca à disposição para apoiar a demanda.
Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Da mesma forma, corrobora a fala do Deputado, colocando-se à disposição nessa pauta de um dos segmentos que está sendo mais afetado pela pandemia, que é o de atividades esportivas. [Taquígrafa: Sílvia]