Pronunciamento

RICARDO ALBA - 083ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/09/2019
DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - Inicia comentando fato ocorrido em Jaraguá do Sul, onde um indivíduo dirigindo embriagado foi abordado por dois policiais militares, e os agrediu ao invés de entregar a documentação e se submeter à averiguação solicitada. Procede apresentação de vídeo que mostra cenas da agressão. Destaca que o agressor, após dar soco no policial, e mesmo o vendo desmaiado e caído no chão ainda o chutou. Menciona que isto é desrespeito às leis, às autoridades, ao que é certo, e é a herança deixada pelas últimas décadas de administração no país. Cumprimenta o comandante Araújo Gomes, que sabendo da ocorrência se dirigiu até a cidade de Jaraguá do Sul e deu suporte aos policiais militares.
Ressalta também o caso do cargo comissionado da Prefeitura de Blumenau, que extorquia empresários e foi preso, condenado a quatro anos de prisão. Parabeniza o Poder Judiciário de Blumenau, o Ministério Público e a todos que fazem fiscalização e combatem os atos de corrupção. Finaliza apelando à administração pública municipal de Blumenau para que intensifique a investigação sobre mais nomes que cometeram o mesmo crime.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Elogia o deputado pela sua fala, e a Polícia pela aquisição das câmeras que filmaram o incidente na cidade de Jaraguá do Sul. Repercute o artigo do Jornal Diário Catarinense, em que o jornalista Moacir Pereira fala sobre as duas faces da Justiça. Cumprimenta o delegado Fabiano Silveira, o promotor Márcio Cotta e o juiz Crystian Krautchychyn, pela agilidade dos três, que decretaram a prisão preventiva do motorista e desta forma prevaleceu a justiça.

Deputado Fernando Krelling (Aparteante) - Saúda o deputado pelo tema, falando que é contra as audiências de custódia, pois em vez de punir, dá oportunidade para o agressor ser inocentado, causando inversão de valores.

Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Solicita a revisão de instrumentos legais que facilitam a vida das pessoas que não merecem estar em liberdade.

Deputada Ana Campagnolo (Aparteante) - Diz que assistiu as imagens da agressão e ficou indignada, felicitando o excelente comportamento dos dois policiais militares, pois a Polícia Militar é constantemente injustiçada pela mídia. [Taquígrafa: Ana Maria]