Pronunciamento

RICARDO ALBA - 021ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/03/2021
DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - Qualifica o último decreto do Governo estadual como excessivo, em relação às restrições às modalidades esportivas de caráter recreativo no Estado, citando como exemplo o tênis e o automobilismo, pois os mesmos não promovem contato com os participantes e com o povo.
Justifica, afirmando que a prática esportiva faz bem para a imunidade das pessoas, para a auto estima, para o corpo, a mente, para o coletivo também, e pode ser exercida com segurança e com todas as medidas sanitárias. Portanto, o Governo estadual restringiu de forma drástica as modalidades esportivas, com o argumento da preservação da saúde pública. Solicita que sejam revistas tais medidas, possibilitando o retorno imediato à pratica esportiva recreativa.
Chama atenção dos colegas Deputados, do Poder Executivo e de toda sociedade catarinense para o Projeto de Lei n. 0095/2020, de sua autoria, que solicita a presença de profissionais de fisioterapia para cada dez leitos de unidades de UTIs, em todas as unidades hospitalares, principalmente neste momento de Pandemia.
Por fim, registra que a matéria está tramitando na comissão de Constituição e Justiça da Casa, reiterando novamente a urgência para que a mesma seja aprovada. Também pede à equipe do Governo que reavalie as restrições com relação às práticas esportivas do seu decreto.
Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Fala que existe politização até sobre as práticas esportivas no atual momento, mas enfatiza que já está mais que comprovado que os exercícios físicos ajudam a saúde das pessoas em todos os aspectos.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Parabeniza o Deputado Alba pela sua fala, citando como exemplo o futebol profissional de Santa Catarina, pela divergência de decretos de Municípios, alguns flexibilizam os jogos e outros menos, correndo o risco de comprometer seriamente o futebol catarinense. [Taquígrafa: Ana Maria]