Pronunciamento

PAULINHA - 029ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/06/2020
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Fala das preocupações de vários prefeitos catarinenses sobre a Covid-19, tanto pela condição da saúde, quanto pelos impactos econômicos. Diz que vários desses terão dificuldades de honrar suas folhas de pagamento do mês de junho.
Lembra que não existe ânimo nas cidades para realizar as eleições municipais de outubro, e que não vê razões para que tais aconteçam. Ressalta que um adiamento de 15 ou 30 dias não resolveria, havendo o entendimento por parte da Fecam de que o ideal seria repensar o sistema político nacional, com o País dando um passo corajoso de unificar as eleições, senão agora, quem sabe no futuro.
Solidariza-se com o sentimento mundial contra o racismo, e manifesta-se contra as falas dos líderes nacionais sobre esta questão.
Comenta que tem acompanhado os depoimentos da CPI, os seus desdobramentos, e reconhece que, apesar de questões estratégicas que precisam ser discutidas e desvendadas, o Estado tem na questão sanitária uma posição confortável, se enquadrando como o 4° menor número de óbitos do País, não havendo falta de leitos para tratamento, e também é um dos maiores em atividade econômica aberta após a pandemia.

Deputado Mauro de Nadal (Aparteante) - Diz que todos se encontram em um grande dilema dentro da cadeia de política nacional, e que a decisão final sobre as eleições se dará pelo Tribunal Superior Eleitoral e Congresso Nacional. Concluindo, afirma que é defensor de mandatos de cinco anos, sem reeleição para o Executivo, e unificação de Vereador a Presidente em uma única eleição. [Taquigrafia: Guilherme]