Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 074ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/08/2019
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Discorre sobre a temática da água e considera o momento oportuno, pois em várias regiões do estado estão ocorrendo baixas precipitações, principalmente nos últimos meses. Lembra que a água é o princípio básico fundamental para que a vida, em todas as suas dimensões, possa acontecer.
Cita dados da Epagri relativos às precipitações em Santa Catarina nos últimos meses, os quais trazem profunda preocupação: Em junho, foram apenas 44 milímetros, enquanto a média histórica é de 176 milímetros; em julho, foram apenas 96 milímetros, enquanto a média é de 153 milímetros; em agosto, foram apenas 97 milímetros, enquanto a média é de 138 milímetros. Ressalta que os números são alarmantes para a agricultura do estado, pois é o período em que se iniciam todas as plantações das diferentes culturas do setor produtivo catarinense. Além disso, a escassez de chuvas pode afetar os rios do estado, como Rio do Peixe, Rio Canoas, Rio Jacutinga, Rio Canoinhas e Rio Negro. Informa que a Epagri listou 11 rios que inspiram grandes preocupações, em situação quase extrema, podendo interferir no abastecimento de água de inúmeras famílias.
Conclui, afirmando que é necessária a implantação de ações efetivas, como a reutilização da água. [Taquígrafa: Ana Maria]