Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/03/2018
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Fala sobre a Campanha da Fraternidade 2018, assunto que foi abordado em sessão especial da Alesc na noite anterior, trazendo o tema: Fraternidade e a Superação da Violência. Salienta que o tema remete a debates, suscitando desafios em todos os setores da sociedade, pois são crescentes os episódios de violência.
Declara que a CNBB foi oportuna em escolher tal tema, pois a violência e o ódio cresceram e avançam tanto nas relações sociais quanto nos ambientes virtuais. Conclama os cidadãos e as autoridades para um questionamento sobre que modelo de país desejam, se um estado de bem social ou policial e penal. Também ressalta a importância de ações concretas para promover o bem estar social, tendo em vista uma cultura de paz e não de violência.
Enfatiza que o desafio é construir alternativas e políticas para promover a justiça social e minimizar a desigualdade em que vivem os cidadãos. Neste sentido, lamenta que o Congresso Nacional tenha votado a emenda constitucional do teto dos gastos públicos, congelando os investimentos nas áreas da Saúde e Educação, por conseguinte, na contramão da promoção da cultura de paz e justiça na sociedade.
Considera que 2018 será um ano propício para aprofundar este grande e importante debate, alertando que somente combater os sintomas não eliminará a doença da violência que assola o país. [Taquígrafa: Sara]