Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 044ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/07/2020
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Lamenta que o país tenha alcançado a marca de 2,5 milhões de pessoas infectadas e 88 mil mortos por COVID-19, sendo 70 mil infectados e 924 mortes em Santa Catarina.
Questiona as pessoas que estão sendo irresponsáveis com os cuidados necessários para combater o Coronavírus, e cita que este comportamento é um problema no mundo inteiro. Acrescenta que as estruturas de saúde, no Brasil, não estão adequadas para demandas que podem se multiplicar. Registra que Santa Catarina triplicou o número de mortes nos últimos 30 dias.
Concorda com a fala do Deputado Neodi Saretta referente à falta de créditos para as pequenas empresas do país. Acrescenta que, em junho, o Governo Federal anunciou que 4,5 milhões de micro e pequenas empresas receberiam acesso a crédito barato para retorno das operações, e mais de 75% destes empreendedores ainda não conseguiram acessar os recursos. Informa que a consequência disso é o fechamento de mais de um milhão de postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2020.
Cita um estudo do SEBRAE, informando que a pandemia mudou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no país, e 10,1 milhões interromperam as atividades temporariamente. Lamenta as tentativas de tributação, dificultando a situação destes pequenos e médios empreendedores, enquanto grandes empresários resguardam seus lucros e são apoiados pelo Governo Federal.
Comenta que é uma situação dramática que os pequenos empreendedores estão vivendo, sendo necessário colocar suas próprias vidas em risco para garantir o seu sustento. Afirma que é preciso concretizar esperanças para que estes empreendedores possam ter acesso ao crédito. [Taquigrafia: Northon]