Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 017ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/03/2021
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Faz algumas ponderações sobre não haver qualquer lógica em retomar as aulas nesse momento em que existem pessoas morrendo sem atendimento. Afirma que o coronavírus atinge todos, independente da idade, as crianças são assintomáticas e as escolas operam em comunidade. Se o vírus estiver circulando na comunidade, poderá, sim, circular nas escolas.
Ressalta que mais de 50% dos profissionais da Educação está em grupo de risco, e prioridade, nesse momento, é a proteção à vida. Fala que centenas de crianças e adolescentes morreram infectadas pelo Covid-19, depois de desenvolverem a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, segundo dados do Ministério da Saúde. Cita o estudo da Faculdade de Medicina da USP que aponta que o vírus pode desenvolver uma síndrome rara no coração de crianças e adolescentes.
Esclarece que crianças se infectam tanto quanto adultos, e acrescenta que os Estados Unidos analisaram um surto de Coronavírus, num acampamento para crianças, em junho, em que 344 pessoas fizeram o teste, e 260 resultaram positivo. Em Manaus, em 2020, depois de dois dias de volta às aulas, casos de Covid fizeram as aulas serem suspensas. Diz que, em Jerusalém, numa escola, surgiu o primeiro caso de infecção entre os alunos e, semanas depois, a escola foi foco de um dos piores surtos de coronavírus em Israel.
Lembra que, no ano passado, quando se vivia momentos menos complexos, ficou-se um ano parado, tentando evitar a proliferação da pandemia nas escolas, e indaga por que voltar agora. Entende que isso se pode recuperar, mas é necessário proteger a vida das pessoas. Coloca que, além disso, as crianças podem atingir seus familiares em casa.
Apela ao Governo do Estado e aos Prefeitos para que olhem com prioridade para a vida, um olhar mais humano, pois o econômico depende da vida. Afirma que a estrutura existente não será suficiente para atender as demandas colocadas pelas pessoas.
Realça, mais uma vez, todo o carinho e respeito pelo trabalho de todos os profissionais na área da Saúde. [Taquígrafa: Eliana]