Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 117ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/12/2019
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Comenta que aconteceu uma reunião, na recente sexta-feira, na Casa, articulada pela Frente Parlamentar Mista, para tratar assuntos relacionados à apicultura e meliponicultura.
Agradece ao Deputado Federal Darci de Matos por promover a reunião, por sua dedicação com a produção do mel, e por suas políticas públicas que fortalece a produção de mel e derivados, movimenta a economia de várias regiões do estado, e acrescenta renda para as famílias. Diz ainda que a apicultura em Santa Catarina está se tornando referência para outras regiões da federação.
Registra a participação de diversas entidades importantes, dentre elas a presença do Presidente da Federação Estadual da Apicultura, Ivanir Cella.
Informa que a temática central abordada na reunião foi sobre a morte de milhares de abelhas, trazendo prejuízos para a atividade em várias regiões do estado e de outras regiões do país. Afirma a necessidade do Parlamento Catarinense intervir neste problema, alegando que a redução da quantidade de abelhas no planeta pode causar sérios danos no ecossistema.
Comenta que os agrotóxicos estão matando abelhas, e causando prejuízo em lotes de exportação, alegando que os países da Europa, que compram o mel catarinense, estão encontrando resíduos de agrotóxico no alimento. Acrescenta que estes agrotóxicos utilizados na agricultura brasileira são proibidos em outros países, e pede que haja alguma ação para reverter este quadro, impedindo a morte de milhares de abelhas, que são importantes para a economia e ecossistema.
Ao fim de seu discurso, registra que em 2018 mais de meio milhão de abelhas morreram no país por conta do uso de agrotóxico, tendo Santa Catarina como o 4ª maior estado na produção de mel, chegando a 4 mil toneladas por ano. [Taquigrafia: Northon]