Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 031ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/04/2018
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Comenta com pesar o falecimento do economista Paul Singer, na capital paulista, lembrando que foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, na década de 80, e muito contribuiu com os governos do presidente Lula, da presidenta Dilma e com a prefeita Luiza Erundina.
Menciona que ele foi um histórico economista e defensor da economia solidária, e inspirou-o para apresentar, na Casa, a Emenda Constitucional n. 58, que incluía o termo economia solidária na Constituição catarinense. Destaca que, no ano em que a emenda constitucional foi aprovada, havia 1.300 empreendimentos solidários, e certamente hoje essas iniciativas se multiplicaram no estado e no país.
Cita frase de Paul Singer para contextualizar a economia solidária: "Economia solidária é uma organização de produção, de comercialização, das finanças e do consumo que privilegia o trabalho associado, a autogestão, a cooperação e a sustentabilidade, considerando o ser humano na sua integridade, como sujeito e finalidade econômica".
Ressalta que o país perdeu uma grande referência no contexto político, social e humano, e certamente ficou mais pobre pela ausência física dessa personalidade que deixou sua marca na economia como um todo e na própria economia solidária, mas suas ideias permanecerão nos debates, reflexões e nos encaminhamentos e decisões que serão tomadas. [Taquígrafa: Sara]