Pronunciamento

Nilso Berlanda - 026ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/04/2019
DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Compreende que o governador Moisés e o secretário da Infraestrutura não têm culpa do que está acontecendo no estado, mas infelizmente as reclamações quanto às estradas e outras caem sobre os deputados, porque a população não tem a quem se dirigir.
Menciona que o fato acontecido na noite anterior, na SC-350, trecho de Lebon Régis a Santa Cecília, é muito grave, porque, num único local, cinco veículos pararam e um carro da polícia prestava socorro, pois todos os cinco caíram em buracos e tiveram pneus estourados. Também cita que a mata toma conta, não tem mais placas e nem sinalização.
Conclama aos 40 deputados para encontrar uma solução, porque alguém precisa fazer os reparos, pois está impossível de transitar nas SCs. Faz a projeção de um vídeo encaminhado por Edison Guedes Ferreira, de Santa Cecília, mostrando imagens de diversos veículos atolados nos buracos, em noite chuvosa, com pneus furados, deixando aqueles que por lá transitavam apavorados.
Outrossim, enaltece a iniciativa do governador e do presidente da República quanto às lombadas eletrônicas, acabando com a indústria da multa no Brasil. Reconhece que dentro dos municípios são importantes as lombadas, mas nas BRs e SCs devem ser reanalisadas.

Deputado Valdir Cobalchini (Aparteante) - Lamenta ver cenas assim, o que não é possível aceitar, pelo que fez contato com a secretaria da Infraestrutura, como já o fez outras vezes. Entende que as pessoas cobrem dos deputados, porque estão mais próximos e vivenciam os problemas. Neste sentido, registra que as demandas são apresentadas e cobradas pelos deputados, que criticam e apontam soluções, mas cabe ao Executivo providenciar saída para um problema que se apresenta há muito tempo, e por muitos governos, entretanto, apesar das cobranças, as providências parecem distantes. Reconhece que os recursos são poucos, mas alguém precisa ouvir a população, o estado precisa resolver a situação, porque são muitos os trechos iguais ao mostrado no vídeo. Afirma que aqueles que reclamam têm razão, pois o descaso vem de muito tempo e é preciso dar solução urgente agora, pois não é possível esperar por processos licitatórios demorados. [Taquígrafa: Sara]