Pronunciamento

Nilso Berlanda - 050ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/05/2019
DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Anuncia que no dia 11 de junho, terça-feira, Curitibanos completará 150 anos de emancipação, destacando que naquele município foi reconhecido como cidadão curitibanense. Comenta que Curitibanos está situada no centro de Santa Catarina, favorecendo a logística para empreendimentos, além de proporcionar incentivos fiscais.
Na oportunidade, cita os nomes de alguns ex-prefeitos que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social do referido município, elencados a partir de 35 anos atrás, tempo em que foi morar naquela cidade. Inicia a sua lista, saudando Helio Anjos Ortiz; Wilmar Ortigari; Armando Costa, Generino Fontoura; Onofre Santo Agostini; Ulysses Gaboardi Filho, Armando Costa, Marilucia da Silva Costa, Wanderley Teodoro Agostini e, por último, José Antonio Guidi (Dudão).
Na história de Curitibanos menciona o título de Capital Nacional do Alho e, atualmente, a produção de madeira é destaque no município, exportando-a para o mundo. Anuncia que o PIB - Produto Interno Bruto gira em torno R$ 1,77 bilhão, além de ocupar o 23º lugar dentre as maiores cidades de Santa Catarina. Reforça que devido a grande contribuição ao estado, espera que no futuro a querida cidade de Curitibanos, privilegiada por sua localização central, seja o centro administrativo de Santa Catarina.
Na oportunidade, envia um grande abraço a todos os curitibanenses, reforçando o convite para a sessão solene, no dia 14 de Junho, em comemoração dos 150 anos de fundação do município de Curitibanos, onde serão homenageados os políticos que administraram aquele município.
Finaliza, reproduzindo a notícia que recebeu do secretário de Justiça e Cidadania, Leandro Lima, sobre a vinda do ministro Sérgio Moro, na cidade de Chapecó, para conhecer a ressocialização aderida no presídio daquele município, como também a possibilidade de sua visita à Penitenciária Regional de Curitibanos, situada em São Cristovão do Sul.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo pronunciamento, e enaltece a atuação do parlamentar em defesa de várias categorias do estado, além das demandas da região do Planalto, especificamente de Curitibanos. [Taquígrafa: Elzamar]