Pronunciamento

Neodi Saretta - 077ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/07/2018
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Demonstra preocupação, principalmente por ser presidente da comissão de Saúde da Casa, com relação às campanhas de vacinação e constatou que várias cidades do estado não atingiram a meta contra a poliomielite. Cita que conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 312 cidades brasileiras estão com baixa cobertura, inclusive cidades do estado, há casos que apenas 28% do percentual foi atingido. Registra que há pelo menos 30 anos não há em Santa Catarina caso registrado de poliomielite, e no Brasil desde a década de 90. Lembra ser importante alertar que sempre há o risco de retorno da doença, principalmente nos municípios com baixa cobertura vacinal.
Informa que a população muitas vezes por não haver mais contato com algumas doenças infecciosas cria a percepção que as mesmas deixaram de existir, e que a vacinação é inútil, mas o sarampo, a rubéola e a caxumba, que pareciam controladas estão de volta. Apela à Secretaria de Estado da Saúde, para que faça ação emergencial junto aos municípios que tiveram baixa cobertura vacinal, para se proteger os catarinenses.
Comenta reportagem sobre a ozonioterapia, procedimento da mistura de gases oxigênio com ozônio em tratamentos médicos, que inclusive já tem previsão de ser usado de forma complementar no SUS, mas houve reação da Associação Brasileira de Ozonioterapia sobre a eficácia. Destaca o que o tema na Casa ainda não foi debatido, portanto, fará proposição no segundo semestre para a discussão, e também, uma audiência pública para tratar sobre a questão. [Taquígrafa: Ana Maria]