Pronunciamento

Neodi Saretta - 087ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/09/2019
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador)- Inicia sua fala, comentando sobre a falta de vacinas, que não estão chegando à rede publica. Comunica que protocolou um documento sobre a situação das vacinas Pentavalente e Tríplice Viral. Informa sobre a eficiência das vacinas na imunização de doenças nas crianças do estado.
Discorre sobre a falta nacional das vacinas junto ao governo federal, pelo reflexo da política de limitação de gastos da Saúde.
Chama a atenção para o perigo da onda antivacina que assola o país e, com isso, o aumento do Sarampo no Brasil. Reforça que graças às vacinas, doenças foram erradicadas.
Lembra que graças às campanhas de vacinação do passado, as gerações futuras criaram a sensação de que as doenças desapareceram, e que historicamente o Brasil tem uma cultura de vacinação pelo medo das doenças, mas hoje o medo é da vacina.
Indica que no relatório da OMS, os casos de Sarampo, em 2019, triplicaram em relação ao período de 2018, e o número de casos confirmados da doença em Santa Catarina subiu para 21, informa o boletim da Dive, e 57 casos estão sob investigação.
Finaliza, apelando para que seja regularizada a situação do fornecimento das vacinas para a população catarinense e brasileira. [Taquigrafia: Guilherme]