Pronunciamento

Neodi Saretta - 106ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/11/2018
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Aborda sobre a campanha Novembro Azul que quer conscientizar os homens a respeito do câncer de próstata, que é o que mais os atinge, atrás apenas do câncer de pele. Serve de alerta para que estados e municípios possam aproveitar este mês para realizar ações sobre a importância dos exames e do diagnóstico precoce, pois é a melhor maneira de garantir de fato bons resultados na cura.
Defende a institucionalização de campanhas educativas, inclusive para reduzir os preconceitos e a resistência dos homens no tratamento preventivo. Ressalta que investir na prevenção custa menos do que gastar com tratamentos, fazer exames é mais barato que uma cirurgia.
Menciona a preocupação em relação a algumas declarações de pessoas ligadas ao futuro governador falando em redução dos recursos para a saúde. Considera que talvez sejam apenas murmúrios, de que não se torne uma posição oficial, pois seria um enorme retrocesso se isso de fato acontecesse. Afirma que mais do que nunca é importante o cumprimento da emenda constitucional, a elevação do recurso para 15%. [Taquígrafa: Eliana]