Pronunciamento

Neodi Saretta - 093ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/09/2021
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Fala da angustia e desespero dos pacientes que precisam encaminhar o seu diagnóstico de câncer e obter tratamento, tendo em vista o corte violento nos recursos que o IPEN teve por parte do Governo Federal. Diz que este corte impossibilita o Instituto de realizar a compra necessária de insumos para a produção de medicamentos.
Comenta sobre os dois encaminhamentos que fez na Casa, um deles endereçado ao Ministro da Economia para que se faça uma suplementação orçamentária urgente. Igualmente, discorre sobre a Moção de contrariedade a tais cortes, e questiona se o Governo Federal possa ser tão insensível, cortando exatamente do IPEN, com prejuízos aos pacientes. Ressalta que esta situação já ocorre em Santa Catarina, e a SES reconheceu em nota o problema e citou o exemplo do serviço de medicina nuclear do Instituo de Cardiologia de Santa Catarina, o ICSC, que não terá os insumos radioativos para desempenhar sua atividade.
Chama de lamentável a situação, mostra-se contrário ao posicionamento do Governo em cortar os recursos e deixa seu apelo para que essa suplementação seja feita o quanto antes. [Taquigrafia: Guilherme]