Pronunciamento

Neodi Saretta - 090ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/10/2019
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Comunica que, na data anterior, aconteceu uma audiência pública da comissão de Saúde para tratar de questões sobre o atendimento, especialmente em Joinville, às pessoas com fissura labiopalatina. Demonstra apreensão com a diminuição do número de procedimentos cirúrgicos, o que acaba gerando preocupação nos pacientes. Acrescenta que o objetivo mínimo é retornar para o número de 32 cirurgias por mês, e o ideal seria aumentar o número para 50 cirurgias mensais. Também, lamenta que as cirurgias ortognáticas sejam realizadas apenas uma vez por mês, e traz o exemplo de um paciente que está cinco anos na fila.
Registra que encaminhou um pedido de informação para que a secretaria da Saúde informe como tem atuado e se há fiscalização para prevenir o uso dos medicamentos para emagrecer, pois está preocupado com a comercialização destes medicamentos que, inclusive, já levou um paciente a óbito.
Também solicitou ao Ministério da Saúde a regularização do fornecimento da vacina pentavalente na rede pública de saúde no estado, pois se encontra com estoque zerado nas principais cidades catarinense.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado e comenta o caso da sua neta, que possui lábio e palato fissurado, mas hoje está recuperada. [Taquigrafia: Northon]