Pronunciamento

Neodi Saretta - 010ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/02/2020
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Continua, de forma especial, comentando a fala do deputado Valdir Cobalchini, que trouxe tema sobre a área da Saúde, que tem também debatido muito na tribuna. Cita que, em 2017, entrou em vigor uma PEC, que trata do teto dos gastos com Saúde, e quando ainda a mesma não vigorava, o Brasil investiu 15,77% do seu orçamento em Saúde, e agora, em 2019, foram investidos 13,54%. Portanto, no ano anterior foram R$ 20 bilhões a menos aplicados na Saúde.
Lembra também que, em Santa Catarina, foi aprovada uma PEC que elevou de 12% para 15% o gasto mínimo em Saúde, e essa PEC, por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, encaminhada pelo governo do estado, foi derrubada, e voltou o percentual ao patamar anterior, que era inferior. Menciona que os gastos a menos aplicados em Saúde, no país, os reflexos negativos estão aparecendo atualmente, com a dengue, a volta do sarampo, a preocupação em relação ao novo vírus mundial coronavírus, infelizmente com casos já no Brasil.
Destaca que os governos têm que rever os seus orçamentos, e se a União não pensar seriamente na revogação da PEC que aumenta o percentual de investimentos na saúde, os discursos no Plenário serão ainda maiores devido ao clamor da população, porque as filas a atendimentos vão aumentar mais ainda. Ressalta que, mesmo que o país se desenvolva mais e tenha arrecadação maior, o gasto com Saúde só será corrigido no limite da inflação, por isso ocorre à defasagem na área.
Finda, lamentando mais uma vez o problema do aumento de pacientes em filas de espera para atendimento, e no caso de câncer o prazo deveria ser o mais curto possível. Espera que o governo possa encontrar de forma urgente soluções para aliviar a angustia das pessoas que estão doentes. [Taquígrafa: Ana Maria]