Pronunciamento

Neodi Saretta - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/10/2019
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador)- Em sua fala, cita a obra de pavimentação da rodovia entre os municípios de Jaborá e Ouro, cobrando celeridade, pois há mais de 40 anos esperam pela sua realização, e agora foi disponibilizada a terceira ordem de serviço, desta forma aguarda a retomada e conclusão da mesma.
Comunica que, na condição de presidente da comissão de Saúde da Casa, não poderia deixar de alertar sobre a importância das vacinas, ressaltando que pesquisadores da Fiocruz e Abrasco trazem dados da queda de vacinação, e apontam que isso se deve a falta de campanhas e divulgação nas redes sociais, e até mesmo a uma anticampanha.
Reforça que as quedas nas taxas de vacinação são as principais causas da volta do Sarampo ao país, e a prevenção se dá através da vacina. Segundo dados do Ministério da Saúde, este ano já foram registrados cerca de 9.400 casos de Sarampo no Brasil.
Informa que, no estado, foram confirmados 45 casos de Sarampo, e 15 casos suspeitos, representando um crescimento de mais de 60% em relação ao ano de 2018, e que os pesquisadores do laboratório de referência em vírus respiratórios e Sarampo da Fiocruz alertam que a previsão orçamentária para 2020, na área da saúde, incluindo a área de vigilância em saúde, é inferior ao valor previsto no orçamento de 2019.
Diz que, de acordo com os pesquisadores, para lidar com a epidemia de Sarampo, é necessário aliar vacinação com ações de vigilância em Saúde, por isso é essencial manter e ampliar equipes de atenção básica da Saúde, e o enfraquecimento do Programa Mais Médicos afetou negativamente a saúde pública, descaso este refletido no aumento de doenças, entre elas o Sarampo.
Também cita que a crise de financiamento e a piora do serviço do SUS é agravada com a Emenda Constitucional 95, que tem um papel determinante na limitação do acesso a recursos e à vacina, e é perversa para a saúde brasileira. [Taquigrafia: Guilherme]