Pronunciamento

Neodi Saretta - 055ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/08/2020
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Manifesta preocupação com as regiões atingidas pelos tornados no último final de semana. Houve um encontro com os prefeitos dos principais municípios atingidos, juntamente com o Governador e seus secretários, para dar andamento às ações e auxiliar na reconstrução dessas cidades.
Ressalta que, além do trabalho da Defesa Civil, no sentido de dar atendimento imediato, fornecer telhas e lonas, agora, em um segundo momento, pede para que sejam tomadas medidas que possam ajudar esses cidadãos a se recuperarem também economicamente. Lamenta pelas empresas, famílias e agricultores, os quais perderam seus aviários e suas propriedades, por isso precisam urgentemente de auxílio.
Registra reunião com a presença do Secretário de Estado da Saúde, em que se demonstrou ainda uma preocupação com o ritmo da pandemia em Santa Catarina e no Brasil. Está muito acelerado, com o número de mortes bastante considerável, embora pareça que, com o passar do tempo, as pessoas têm se acostumado a esta realidade e a circulação de notícias sobre o assunto sido menos frequente.
Enfatiza que se deve pensar com seriedade no cenário pós-pandemia, pois haverá sequelas tanto no campo da saúde como em outras áreas. Em Santa Catarina já existia uma fila de pessoas esperando por atendimento nos hospitais, e em função dessa pandemia, aumentou muito. Sob o ponto de vista econômico, coloca que muitas atividades ainda não retornaram e terão muitas dificuldades para isso. Pondera que as prefeituras, de maneira geral, estão com seus caixas bem servidos, no entanto, os que mais precisam estão sofrendo, a exemplo dos micros e pequenos empresários, os quais enfrentam dificuldades para obtenção de crédito.
Conclui, citando pesquisas em busca de uma vacina, torce para que se concretizem, mas alerta a população para que sejam mantidos os cuidados necessários para evitar a proliferação do vírus. [Taquígrafa: Eliana]