Pronunciamento

Neodi Saretta - 082ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/08/2018
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Aborda a falta de peritos no Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina que se arrasta há muito tempo. Informa que em muitas regiões as atividades podem ser suspensas.
Cita o município de Concórdia, onde não há peritos desde o início do ano, o que levou ao sistema de rodízio de atendimento em plantões também em Chapecó e Xanxerê, e que em Porto União e Palhoça o mesmo acontece. Ressalta que das 29 unidades do IGP em Santa Catarina, em 16 delas não têm papiloscopistas. Há demanda reprimida também na área de perícia de áudio e vídeo.
Salienta que essa falta de profissionais poderia ser solucionada se o governo convocasse os 51 aprovados no concurso público nas funções de perito oficial e técnico pericial. Menciona o caso do impedimento dos concursados da Cidasc que são muito importantes em relação à questão da sanidade animal.
Manifesta-se sobre a campanha de vacinação contra a poliomelite e reforço contra o sarampo, doenças consideradas erradicadas no Brasil desde 2016. E que neste ano foram 677 casos registrados até julho em seis estados. Afirma que as políticas públicas do país estão deixando voltar essas doenças. Lembra que a saúde deve ser prioridade de fato e não apenas na retórica. [Taquígrafa: Eliana]