Pronunciamento

NATALINO LAZARE - 036ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/04/2018
DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Faz referência a assuntos, já trazidos à tribuna, pontuando-os de extrema importância à continuidade para a resolução de problemas no estado catarinense.
Inicia aludindo a questão da eletrificação rural, posto que há uma deficiência de energia elétrica no interior, principalmente nas áreas produtivas para o desenvolvimento do agronegócio. Reporta-se ao ano de 2017, quando a Assembleia aprovou um financiamento para a Celesc em torno de R$ 1,300 bilhões, e enfatiza que, na oportunidade, apresentou uma emenda destinando 20% de tal valor para a eletrificação rural com mais potência. Entretanto, sem êxito, uma vez que a Celesc alegou haver um plano de trabalho junto ao banco financiador, especificado naquele projeto de lei. Acrescenta, ainda, que naquele ano, manteve contatos com o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, Assembleia do Rio Grande do Sul e Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília, para buscar recursos financeiros para a concretização da obra, e solicita ao governador do estado empenho para suprir a urgente necessidade dos produtores rurais.
Na mesma esteira, reporta-se ao impedimento anunciado pela União Europeia à importação de carne brasileira, e defende uma ação concentrada do Parlamento, dos governos estadual e federal intermediando tal bloqueio para a retomada e crescimento do agronegócio.
Agradece ao governo do estado, em nome dos produtores de Santa Catarina, pela nova redação do Decreto n. 780, isentando impostos aos produtores de suínos no comércio. Entretanto, informa que alguns produtores foram autuados, e solicita ao governo enviar ao Legislativo um projeto de lei para que tais autuações sejam revistas.
Registra a audiência realizada, em data anterior, com o coronel Araújo, da Polícia Militar, relatando preocupações de segurança da região, e manifesta a excelente receptividade por parte do comandante da referida instituição.
Finaliza, respondendo ao deputado Kennedy Nunes que o projeto de lei de sua autoria indicava destinar 20% para transformar as atuais redes em trifásicas. Entretanto, afirma que para a eletrificação rural não tem conhecimento.

Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Solicita ao deputado responder aos telespectadores se houve o financiamento da Celesc. [Taquígrafa: Elzamar]