Pronunciamento

NATALINO LAZARE - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/03/2018
DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Parabeniza o deputado Dirceu Dresch pelo pronunciamento, concordando que o agronegócio catarinense passa por uma crise em face dos últimos acontecimentos. Cita matéria do DC que fala sobre os prejuízos na avicultura.
Ressalta a importância de medidas urgentes para resolver a situação, e neste sentido informa que conversou com Airton Spies, secretário da Agricultura; José Zeferino Pedrozo, presidente da Faesc; Losivanio Luiz de Lorenzi, presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Estado de Santa Catarina; Mario Faccin, da Master, em busca de soluções, e agora para o problema no abastecimento de milho, que, devido à queda do preço pela grande safra no ano anterior, apresentou redução em sua produção.
Relata que, além do desabastecimento, são muitos os problemas com o milho, entre eles a destinação para fabricação de etanol no centro-oeste; o milho destinado à exportação; e também a importação do milho do Paraguai e Argentina, que não está chegando ao produtor devido à greve na Aduana de Dionísio Cerqueira. Alerta sobre a necessidade de um planejamento sério de políticas para a agricultura, que leve em consideração a vocação dos estados. Entende que não há esta preocupação pelo governo federal, que está abrindo caminhos para a exportação, mas não cria alternativas para abastecer o mercado sul brasileiro. Também menciona que uma alternativa seria diminuir os tributos, tornando o frete mais barato para o sul, e facilitando a aquisição do milho de outras regiões. Salienta, ainda, que a crise na avicultura vai afetar toda a cadeia produtiva, inclusive a suinocultura e a bovinocultura.

Deputado Cesar Valduga (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela importância do tema e pelo trabalho frente à comissão da Agricultura. Concorda que existe falta de planejamento, e que o governo federal deve implementar uma política séria e estratégica para a agricultura, que gera empregos e produz alimentos para todos. [Taquígrafa: Sara]