Pronunciamento

NATALINO LAZARE - 037ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/04/2018
DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Comenta sobre os problemas com o abastecimento do milho no estado de Santa Catarina, e cita a reportagem do DC, com a manchete intitulada 'Escassez ameaça setor da carne', parabenizando pela relevância da matéria.
Explica que no ano anterior houve uma supersafra do milho, mas, pela falta de infraestrutura para armazenagem, o produtor precisou vender por baixo preço, o que desestimulou alguns agricultores. Registra que, atualmente, o déficit do produto no estado chega a 50%, e alerta sobre a importância de encontrar uma solução para este desabastecimento, sugerindo que o milho do centro-oeste seja direcionado para o estado catarinense e não para exportação, como está acontecendo no momento.
Declara que a rota do milho é algo incompreensível, porque o Brasil exporta o produto e depois tem que importar, desta forma, alerta para a importância de uma logística que reúna o governo, os produtores e os consumidores na busca de uma solução para o problema. Também ressalta que, pela situação, alguns produtores de carne vendem os seus produtos com prejuízo para as indústrias, o que está desestimulando a permanência na atividade, acarretando outros problemas sociais às comunidades e às famílias que deixam o campo.
Apela aos Parlamentares para que sejam reunidos governo, segmentos envolvidos, isso é, setores de produção e de consumo, e se encontre uma política, um planejamento, que as soluções não apareçam apenas quando a crise já está instalada, trazendo alto custo e desabastecimento. [Taquígrafa: Sara]