Pronunciamento

NATALINO LAZARE - 094ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/10/2017
DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Traz à tribuna tema que esta a preocupar o mundo, e que esta sendo enfatizado pela imprensa brasileira e mundial, com relação ao aumento da fome no planeta, e que pela primeira vez, após 15 anos, há índices que apontam para esta vergonhosa questão.
Comenta que 11% da população mundial não ingere quantidade mínima necessária de calorias por dia, para ter uma vida considerada normal e na América latina a subnutrição aumentou de 5% para 5,6% em 2016. Informa que no Brasil começa a ascender o sinal de alerta, já que ficou abaixo dos 2,5% o que gerou grande preocupação.
Cita como consequência do problema o aumento da população urbana, do poder aquisitivo nos países emergentes, a demanda de produção animal, a escassez de terras agricultáveis devido à diminuição de terras rurais, e também as mudanças do clima.
Ressalta e elogia o modelo catarinense pelo que hoje configura-se, salientando que é um alicerce para o contexto mundial. Menciona que o estado é a sétima economia do Brasil, o quarto maior exportador e o maior produtor de suínos, maçãs, cebola, ostra e mexilhões, além de ser o segundo maior produtor de frango, trigo, leite e outros produtos.
Finaliza parabenizando Santa Catarina por ser diversificada no agronegócio e na agricultura, o que significa âncora e esperança para o futuro, defendendo todas as iniciativas empresariais pelo espírito empreendedor, pela vontade de crescer e oferta de oportunidades, destacando também o pequeno agricultor. [Taquígrafa: Ana Maria]