Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/03/2021
DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Antecipadamente, faz um pedido para não ser mal interpretado, pois faz uma comparação do momento atual, com a Covid-19, e a época da febre aftosa, em que um dos protocolos a ser seguido era que, havendo um foco dentro do Estado, essa região seria rastreada. Menciona que está se pedindo mais recursos para atender os hospitais, mas é preciso estancar a quantia de pessoas contaminadas, e isso pode ser feito com rastreabilidade, fazendo com que as pessoas tenham o compromisso de cumprir o protocolo que a ciência médica exige.
Constata que se continua vendo pessoas que dizem que não é nada. Sente em dizer que o Presidente da República precisa mudar sua postura sobre essa pandemia que está levando milhares de vidas dentro do País. Pergunta onde estão as vacinas que vão proteger as pessoas, enquanto se fica discutindo se ela vem da China, da Rússia, seja de onde vem. Coloca que, onde tiver vacina para ser vendida, depois de aprovada pela organização de saúde brasileira, que possa entrar no País, e que os Governadores e Prefeitos possam comprar.
Afirma que desse jeito não vai haver leitos de UTI suficientes, nunca! Santa Catarina deve tomar medidas mais drásticas, as pessoas perdem a credibilidade, ora se fecha, ora se abre. Fala que se deve parar com o faz de conta, enquanto continuam milhares de pessoas se contaminando, não haverá mais dinheiro, nem respiradores e hospitais suficientes para atender.
Entende que chegou a hora de tomadas de posições duras, a hora de se unir, e não de ficar com questiúnculas, contra a posição de um ou de outro. Fazer o que recomenda a ciência médica, e reforça dizendo que os profissionais da Saúde estão exaustos, não conseguem mais pensar. Diz que é preciso mudar esta situação, diminuindo a quantia de pessoas contaminadas, e é preciso tomar algumas posições, que precisam vir do poder público, e que as pessoas tenham respeito por aquilo que for determinado.
Deputado Sr. Vicente Caropreso - Parabeniza o Deputado Sopelsa quando pede mais responsabilidade de quem de direito. Outrossim, lamenta que o governo federal tenha vetado a possibilidade da compra de vacinas pelas prefeituras e governadores. Reafirma que nada é mais importante do que vacina neste momento, porque as novas cepas surgem pela demora em vacinar.
Deputada Ada De Luca - Lembra que há um ano já falava deste caos, e comenta que a nova cepa é outro problema a preocupar. [Taquígrafa: Eliana]