Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 040ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/07/2020
DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Comenta sobre as dificuldades vividas por todos, inclusive pelo Governo Estadual, que tem erros e também acertos.
Agradece ao Governo e ao secretário Thiago, pela autorização da ponte do contorno viário no Município de Seara. Faz um histórico da obra e lembra as dificuldades enfrentadas para o início da mesma, agradecendo o empenho de todos os envolvidos.
Também faz um agradecimento ao Secretário Paulo Eli quanto à questão dos fertilizantes fabricados no estado, que tinham um custo maior em relação aos fabricados em outros estados, principalmente os vizinhos, que vendiam aqui e recebiam um crédito de 6%. Neste sentido, agradece a sensibilidade do Secretário que não permitiu que acontecesse essa concorrência desleal com a indústria catarinense, o que também traria prejuízo para o Estado.
Na oportunidade, fala do falecimento do pai do Deputado Ismael dos Santos e mostra-se solidário com o Parlamentar, lamentando esta grande perda.
Discorre, ainda, sobre as pesquisas ocorridas dentro das universidades catarinenses e reforça que, se o Estado tem crescido, devemos muito a essas instituições e às pesquisas. Também homenageia, lamentando a perda, e cita o trabalho do seu amigo Jerônimo Fávero, que era um pesquisador da Embrapa e desenvolveu uma pesquisa relacionada ao suíno light, com menos gordura. Observa que, se hoje o país conquista mercado no mundo todo com o produto catarinense, muito se deve às pesquisas. [Taquigrafia: Guilherme]